segunda-feira, 24 de novembro de 2008

ADMINISTRAR COM FOCO NA GLOBALIZAÇÃO






A empresa Norsa

A Norsa é uma jovem empresa de bebidas, fundada em 1998, pela união dos franqueados Coca-Cola nos estados da Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Com dez anos de existência, alcançou em sua área geográfica de 907 mil quilômetros quadrados (10% do território brasileiro), a liderança absoluta do mercado de refrigerantes, introduziu e cultiva um modelo de gestão que valoriza a qualidade, a eficiência e o desenvolvimento de pessoas.

Estando entre as 300 maiores empresas do País, a Norsa tem cinco fábricas, onze centros de distribuição e um contingente de mais de 3 mil funcionários. A empresa produz, vende e distribui os produtos Coca-Cola e comercializa e distribui o portfólio da Cervejaria FEMSA em cerca de 150 mil pontos de venda.

A diversidade e a qualidade dos produtos Coca-Cola são os diferenciais do portifólio da empresa. Com freqüência, a Norsa/Coca-Cola lança novos produtos e novas embalagens acompanhando as tendências do mercado e o desejo dos seus consumidores

A responsabilidade social da Norsa/Coca-Cola começa muito antes da participação da empresa em projetos sociais, pagando impostos, gerando emprego, desenvolvendo pessoas, vendendo produtos de qualidade e não agredindo o meio ambiente.

Além disso, a empresa ainda desenvolve projetos sociais especiais para as comunidades onde está presente.

Norsa prioriza o Estado para investimentos

A Norsa, empresa fabricante e distribuidora de produtos Coca-Cola nos Estados da Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, vai investir R$ 5,2 milhões na expansão das fábricas baianas de Simões Filho e Vitória da Conquista. Segundo o presidente da empresa, Augusto César Parada, a Bahia é o maior mercado dentro do território de atuação da Norsa. "Hoje a empresa registra 45% de participação no mercado baiano. Nossa intenção é ampliar para 50%. Estimamos que as vendas em 2007 gerem R$ 1,2 bilhão. O faturamento da Norsa saiu de R$ 507,2 milhões em 2002 para R$ 960 milhões no ano passado", revela.
O presidente da Norsa também revelou que a opção pela Bahia é estratégica em razão do grande potencial apresentado pela região.
"A Bahia é o maior e mais populoso Estado dentre os quais a Norsa atua. Percebemos nessa região um grande potencial de desenvolvimento de mercado", afirma. Ele ainda destacou que as duas fábricas baianas serão ampliadas e receberão a implantação de duas novas linhas de embalagens, que até então não eram fabricadas nestas unidades.
Segundo Augusto Parada, há a expectativa, com a expansão, de geração de 70 novos empregos nas duas fábricas baianas. "Na Bahia geramos 1,5 mil empregos diretos e quase dez vezes mais em empregos indiretos", cita.
De acordo com dados da empresa, em 2003, a participação de mercado dos refrigerantes da Coca-Cola nos quatro Estados era de 44% em média. Hoje, a Norsa tem 58% de participação do mercado.
A unidade fabril de Simões Filho ganhará uma linha de envasamento de latas, que aumentará em 20% a capacidade de produção da fábrica. Ela também recebeu recentemente uma extensão do galpão de armazenagem de produtos acabados, que passou de 8 mil metros quadrados, para 14 mil metros quadrados. Já a unidade fabril de Vitória da Conquista terá uma linha de envasamento de PETs, que triplicará o volume de produção desta unidade.
A partir destas implementações, a capacidade de produção da unidade fabril de Simões Filho sai de 205 milhões de litros/ ano para 250 milhões de litros/ ano e a de Vitória da Conquista dos atuais 19 milhões de litros/ ano para 57 milhões de litros/ ano.
Ainda neste ano, a Norsa realizou um processo de expansão, com a compra da fábrica da RC Cola, uma das mais modernas unidades fabris da América Latina, no Rio Grande do Norte. Atualmente a empresa possui cinco fábricas, uma no Ceará, duas na Bahia, uma no Rio Grande do Norte e uma no Piauí, também tem seis centros de distribuição e dois centros de vendas, além de mais de três mil funcionários. A Norsa fornece refrigerantes, sucos, chás, energéticos, achocolatados e águas, além dos produtos das fábricas da Femsa Cervejas Brasil na região, para cerca de 150 mil pontos-de-venda.

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